domingo, 4 de janeiro de 2009

Sabonete de aveia
Material necessário
- Panela esmaltada
- 85g de base de glicerina leitosa ou branca
- Forma de silicone ou P.V.C.
- 1ml de óleo mineral
- 1ml de essência de amêndoas
- 1 colher de sopa de aveia em flocos, sem açúcar
Passo-a-passo
Corte a glicerina em pedaços e coloque para derreter em banho maria. No fogão convencional, deixe de 4 a 5 minutos. Deixe a glicerina derretendo sem mexer, porque quanto mais mexer, mais espuma cria. A espuma deixa o sabonete com defeitos depois de pronto. Depois que a glicerina derreter, acrescente a aveia e mexa bem. Coloque a essência e o óleo mineral. Mexa bem até que a gordura seja bem absorvida pela glicerina. Depois que você misturou bem, coloque nos moldes. Se fizer espuma é só aguardar alguns segundos para retirar a camada com a faca. No molde de silicone o sabonete de aveia leva de 25 a 30 minutos para secar. Já no molde de P.V.C., leva um pouco mais: até 50 minutos. Depois de seco, desenforme abrindo as laterais da forma. Com o auxílio da mão, retire o sabonete. Se for uma forma de P.V.C. é só virar e pressionar. Se quiser dar de presente, é só inventar uma embalagem bem bonita e colocar os sabonetes.
Custo: R$ 0,70 - sabonete de 100g
Sugestão de venda: até R$ 3,50 a unidade

2 comentários:

  1. Olá....adoro a forma como vcs explicam detalhadamente as receitas.Para as pessoas que estão iniciando no ramo do sabonete artesanal ,como eu,fica fácil de compreender e colocar em prática.
    Obrigada e aguardo ansiosa por novidades.
    Um gde abraço! Ana cláudia

    ResponderExcluir
  2. email wsmrj@hotmail.com
    li sobre "barra glicerina" que na verdade nao sao de boa qualidade, perdem seu peso em 60% depois de 30 dias...eu quero aprender sobre sabonete e fabrica-los porem, com qualidade...pode me ajudar? tenho visto aromas que somem..sabonetes que ressecam, ficam com cheiro de alcool ou sabão...
    abraços e agradeço toda ajuda.

    ResponderExcluir