sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Sabonetes artesanais
RECEITA BÁSICA (sabonete Sólido)
Material:
1kg de base para sabonete de glicerina transparente; 10ml de corante de água ou alimentício; 20ml de essência oleosa; 2 colheres (sopa) de álcool de cereais; termômetro para culinária; colher de plástico; fôrmas de silicone, acetato ou recipiente plástico; papel-filme para embalar.
CONFECÇÃO:
Em uma panela, corte a base de glicerina e derreta-a em banho-maria. Procure não mexer enquanto estiver dissolvendo para que não forme muita espuma. Retire do fogo e aguarde a temperatura baixar até entre 50ºC e 55ºC. Misture, então, o corante e a essência. Acrescente o álcool de cereais e aguarde 1 minuto. Coloque a mistura na fôrma que você desejar e espere solidificar. O tempo para endurecer vai variar de acordo com a fôrma que você estiver utilizando. Desenforme. Espere mais ou menos duas horas e embrulhe o sabonete no papel-filme.
Como decorar Sabonetes.
A partir da receita básica de sabonete artesanal, você pode decorar sabonetes com ervas aromáticas (como erva-doce, camomila), especiarias (cravo, canela), flores secas, produtos desidratados ou conchas. Acrescente esses produtos no momento em que estiver colocando o corante e o álcool de cereais.Pré-colagem Quando o produto que você for utilizar para decorar o sabonete for muito leve e flutuar na fôrma (como no caso de folhas e pétalas secas), use a técnica da pré-colagem. Prepare a base como na receita básica. Coloque a decoração na fôrma e despeje a base de glicerina até a metade da fôrma. As folhas flutuarão. Com a ajuda de um palito, coloque a decoração na posição que você deseja. Espere 1 minuto ou até que se forme uma película. Preencha, então, a fôrma com o resto da base e proceda normalmente.
SABONETE LÍQUIDO
Material:
1litrode base para shampoo; 20ml de Anfótero; 100g de Surfax BP; corante de água ou alimentício; 40ml de essência de sua preferência; 2 litros de água destilada ou filtrada; 1 colher (chá) de dióxido de titânio dissolvido em 50ml de água filtrada (opcional).
CONFECÇÃO:
Misture a base de shampoo com a água. Adicione o Anfótero e mexa até engrossar. Acrescente o Surfax e, se desejar, o corante e a essência. Para deixar o sabonete mais opaco e bem branco, junte o dióxido de titânio dissolvido em um pouco de água (veja quadro abaixo).Sabonetes com óxido de titânio O óxido de titânio é um pigmento que torna o líquido opaco, deixando o produto mais branco. É usado pela indústria farmacêutica em diversos produtos como protetores solares, cremes, batons, sabonetes etc. Para 250g de base de glicerina, use 10g de óxido de titânio (mais ou menos 3 colheres de sobremesa). Dissolva a base em banho-maria e, ainda no fogo, junte o óxido de titânio. Mexa até dissolver bem. Se desejar usar o corante, acrescente-o nesse momento. Aguarde a temperatura baixar até 55ºC, adicione a essência e coloque nas fôrmas. Deixe endurecer e desenforme.
Dicas Para calcular o preço:
1°- Pesquisa. Pesquisar o preço da concorrência. Assim, além de estipular um valor competitivo, você fica sabendo quanto o cliente está disposto a pagar.
2°- Cliente. É importante saber , para qual tipo de cliente pretende vender seu artesanato.
3°- Gastos com Material. Liste o custo de tudo o que usou,desde a matéria prima , até a embalagem.
4°- Gastos fixos. Calcule o custo do seu trabalho e outros que estão embutidos, como por exemplo o gás ou energia elétrica que gastou para derreter a glicerina.
5°- Valor de custo. Vamos supor que você produza 150 sabonetes por mês. Divida o total dos gastos fixos pelo número de peças: 380:150 = 2,53 . Some o resultado ao gasto com material: 2,53 + 1,25 = 3,78. Esse é o custo total por embalagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário