sábado, 20 de dezembro de 2008


Nós muitas vezes não nos damos conta da importância que o sabonete tem em nossas vidas. Você utiliza o sabonete de maneira automática, sem notar a freqüência com que utiliza este item. O sabonete tem presença obrigatória na higiene pessoal do ser humano. Utilizamos o sabonete para lavar as mãos, tomar banho e outras atividades de limpeza.
Mas desde quando o homem utiliza este item de higiene? Poucas coisas são vendidas há tanto tempo no comércio como o sabonete. Talvez o sabão seja o item mais antigo a ser produzido e vendido, na história humana.
Rápida história do sabonete
Não há nenhum registro confirmado do uso de sabonete antes de Cristo. Algumas passagens bíblicas até citam algo que pode ser considerado sabão, mas os historiadores desconfiam que este produto antigo era uma mistura diferente do sabão conhecido por nós. Na Roma antiga as pessoas usavam para se banhar um produto que chamavam de ‘Sapo’, e dali derivou a palavra em inglês Soap(sabonete). Há alguns indícios que os romanos aprenderam a fazer sabão com os celtas.
Acredita se que o sabonete usado pelos romanos tinha um cheiro muito ruim, servindo apenas para limpar a sujeira mesmo, por isso não tinha muitos adeptos. Após, o sabonete evoluiu, sempre mostrando aos povos descendentes sua utilidade, por isso, chegando até nós.
Você pode encontrar sabonetes de diversos preços no supermercado. Assim como todos os produtos vendidos nos dias de hoje, o sabonete também tem suas sofisticações. Algumas marcas de sabonete oferecem produtos que prometem hidratar a pele e que são muito mais evoluídos que os sabonetes utilizados pelos romanos há 2200 anos.
Sabonete Artesanal
Muitas pessoas fazem sabonete artesanalmente. Esta é uma técnica bastante popular e muita gente faz arte com sabonete, inventando novas formas e cores, e essa técnica acaba virando um hobby.
A composição do sabonete
O sabonete é composto basicamente de glicerina, gordura de alguma espécie, corante e essência. Existem sabonetes de diversos tipos. O sabonete em forma de tablete é o mais clássico de todos. Este tipo é encontrado no comércio com um preço bastante baixo. Existe também sabonete líquido, que ganhou mais adeptos nos últimos anos. Este produto já é um pouco mais caro que o sabonete comum.
Você pode encontrar sabonetes de diversos preços no supermercado. Assim como todos os produtos vendidos nos dias de hoje, o sabonete também tem suas sofisticações. Algumas marcas de sabonete oferecem produtos que prometem hidratar a pele e que são muito mais evoluídos que os sabonetes utilizados pelos romanos há 2200 anos.
O pH do sabonete
Uma importante sobre o sabonete é o seu pH. O pH é a medida que diz se um composto é ácido, neutro ou alcalino. Um composto com pH 7 é neutro. Os sabonetes neutros são os mais indicados, principalmente para crianças pequenas, que têm a pele sensível.
Os sabonetes em barra normalmente tem pH alcalino, em torno de 10. Algumas barras usam compostos que suavizam a alcalinidade do sabonete. Já os sabonetes líquidos tem seu pH usualmente neutro ou mais próximo da pele, em torno de 4,5 e 5,5.
O sabonete ideal para cada tipo de pele
O sabonete neutro agride menos a pele, pois seu pH é mais próximo do pH da pele. O uso de um sabonete que não seja neutro pode causar irritação na pele para uma pessoa que tenha algum tipo de alergia ao composto utilizado no sabonete. Por isso, o uso do sabonete dito neutro é o mais indicado para a maioria das pessoas.
As peles mais oleosas precisam de um sabonete que limpe mais profundamente, não se preocupando muito com a hidratação. Já para peles secas necessitam de uma hidratação mais intensa enquanto que a limpeza pode ser mais suave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário